
Tecnologia 5G deve chegar ao Brasil até 2021
Conforme matéria publicada na B!t Magazine, a Ericsson projeta para 2021 o início das operações da rede 5G no Brasil. A empresa sueca é responsável por cerca de 40% do tráfego móvel do mundo.
Segundo o presidente da companhia para América Latina e Cone Sul, Eduardo Ricotta, a Ericsson já trabalha em parceria com outras operadoras de telefonia, assim como com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para testar a tecnologia. Ele também afirma que a implementação da tecnologia no país dependerá da estratégia adotada por cada operadora. Sua popularização, porém, deve levar alguns meses.Visto que será necessário adaptar toda a infraestrutura para o funcionamento da rede 5G.
Já a chinesa Huawei, principal concorrente da Ericsson no Brasil, pretende aumentar sua participação no país. Também busca se tornar a principal provedora de tecnologia 5G por aqui. Maior fabricante de equipamentos de telecomunicação do planeta, a Hauwei diz que questões regulatórias e processo lento e burocrático, no entando, colocam o país em atraso se comparado a outros.
O México e o vizinho Uruguai, por exemplo, já estão à frente do Brasil quando o assunto é 5G. Sendo este último o primeiro país latino americano a iniciar o uso da quinta geração de rede móvel para fins comerciais.
O QUE ESPERAR DO 5G?
A tecnologia 5G promete transformar nossa experiência com a internet. No que se refere à velocidade, será possível enviar e receber dados de forma quase instantânea. Os modens para 5G também prometem maior economia de bateria, proporcionando vida útil mais longa ou aparelhos mais finos. Quanto à cobertura, o 5G poderia suportar simultaneamente mais de 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado conectados.
A Anatel já confirmou para até final de março de 2020 processo de licitação para implementação da tecnologia 5G no Brasil.