
A Smart Dust veio para revolucionar a tecnologia que conhecemos
Você já ouviu falar sobre Smart Dust? Também conhecida como “Poeira Inteligente”, essa nova tecnologia promete revolucionar ainda mais tudo que já conhecemos. Focando em conceitos de dispositivos minúsculos, semelhante ao tamanho de um grão de sal, mas que são extremamente poderosos. Cada um desses grãos conta com sensores, câmeras e mecanismos de comunicação capazes de coletar dados e enviá-los para processamento e estudo.
Qual a finalidade da Smart Dust?
A principal finalidade da Smart Dust é a possibilidade de detectar qualquer coisa originada de luzes, vibrações ou temperatura. A comunicação entre sensores, fontes autônomas de alimentação, computação e conexão sem fio facilitam essas possibilidades. Além disso, graças ao seu tamanho, esses dispositivos conseguem ficar suspensos no ambiente, assim como partículas de poeira.
Vantagens da Poeira Inteligente
- Monitoramento de plantações facilitando a vida do produtor rural;
- Auxiliar em procedimentos de diagnóstico sem cirurgia;
- Fazer a medição de qualquer coisa que permita isso e de qualquer lugar;
- Fazer o acompanhamento de equipamentos para facilitar o processo de manutenção.
E as desvantagens?
- Os custos de sua implementação são elevados, além disso, ainda exigiria a inclusão de diversos outros elementos para o seu funcionamento adequado;
- O controle sobre a quantidade de grãos que circulam, sendo difíceis de ser encontrados e recuperados;
- E, principalmente, a privacidade. O seu tamanho dificultaria a possibilidade de serem encontrados e destruídos.
Assim, compreendemos o quanto essa tecnologia possui tanto pontos positivos quanto negativos. Sendo assim, caberá ao futuro nos apresentar o que encontraremos. Tudo dependerá das formas com que essa tecnologia será utilizada.